Project Loon

Balão do Google voa até 9 mil km para fornecer internet

Redação Olhar Digital 19/03/2015 12h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Um projeto audacioso do Google já está em fase de testes: na semana passada, um balão municiado com tecnologia para emitir sinal de internet foi lançado de uma base operacional na Nova Zelândia, atravessou 9 mil quilômetros de oceano e sobrevoou uma região no Chile, fornecendo assim conexão à internet para uma região específica no país sul-americano.

Reprodução

O "Project Loon" almeja usar uma rede global de balões de grande altitude para fornecer conectividade a pessoas em áreas que não têm nenhum acesso à internet.

Os balões flutuaram na estratosfera a uma altura duas vezes maior que a de aeronaves e fenômenos meteorológicos. Há várias camadas de vento na estratosfera, cada uma com variações em direção e velocidade.
Reprodução

A movimentação dos balões se dá através da subida ou descida por uma camada de vento que sopre na direção desejada. Quanto sobrevoa a área pretendida, um sistema permite que dispositivos com suporte à LTE possam se conectar à web.

Reprodução

Estes testes são apenas amostras do que o gigante da internet pretende. O Google diz que os resultados servem para mensurar como o serviço vai funcionar em larga escala. Entretanto, até agora, o balão do Google fornece apenas duas horas de conectividade em locais isolados - muito longe do que é necessário para um infraestrutura online sem fio.

Fontes: Engadget / Project Loon

Internet Google
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você