Logo Olhar Digital

Balão feito em casa chega a 30km de altitude

Redação Olhar Digital 29/10/2007 14h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Projeto custou cerca de US$ 500, e rendeu fotos e vídeos impressionantes

O canadense Alexei Karpenko criou e lançou, com sucesso, um balão robotizado que chegou a 30 km de altitude, já na estratosfera. Equipado com um computador de bordo, câmera digital de 3 Megapixels, GPS e telefone celular, o balão fez medições de temperatura e pressão e capturou 269 fotos e 58 vídeos, que mostram perfeitamente a curvatura da Terra e a escuridão do espaço. Do solo, Alexei podia comandar o balão, obtendo informações sobre localização e altitude, mandando mensagens SMS para o celular a bordo.

Alexei, que já havia lançado um outro balão computadorizado antes, estimou o custo do projeto em cerca de US$ 500. O balão ficou cerca de duas horas no ar e pousou em uma fazenda. Nem tudo saiu como esperado: o contato de rádio com o balão foi perdido logo no início da viagem, e o GPS deixou de funcionar a partir dos 24 Km de altitude. O sistema de para-quedas também precisa ser otimizado: Alex calculou a velocidade de impacto em cerca de 60 Km/h. Felizmente, os eletrônicos sobreviveram.

Veja as fotos e vídeos do HALO – High ALtitude Object, em http://www.natrium42.com/halo/flight2/

 

Celulares GPS Gadgets
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você