Bateria de smartphone

Bateria feita com asfalto pode carregar smartphones com muito mais rapidez

Daniel Junqueira 13/10/2017 16h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Uma bateria desenvolvida por cientistas da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, consegue se recarregar entre 10 e 20 vezes mais rapidamente do que as baterias de íons de lítio tradicionais. E isso graças a um novo ingrediente: asfalto.


Os pesquisadores incorporaram o carbono poroso do asfalto a um dos pólos da bateria, e descobriram que isso aumentava tanto a capacidade do componente quanto a velocidade qual a qual ele se recarregava.

Isso porque o material resultante da mistura de asfalto com lítio é capaz de gerar mais corrente e armazenar mais energia do que só o lítio. Na teoria, uma dessas baterias pode ser carregada em apenas cinco minutos.

Além disso, o uso da bateria com asfalto não resultava na formação de dendritos de lítio. Esses dendritos são depósitos que vão se formando conforme a bateria é usada, e que podem fazer com que ela apresente defeitos após muito tempo de uso.

Sem a formação dos dendritos, a bateria desenvolvida pelos cientistas se manteve estável mesmo após mais de 500 ciclos de recarga. Ainda não há previsão de quando as baterias vão ser lançadas no mercado.

Bateria Pesquisa Ciência
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você