bateria celular

Baterias de smartphone duram cerca de um ano e meio, segundo fabricantes

Gustavo Sumares
Compartilhe com seus seguidores
A A A

De acordo com o site Battery University, site da Cadex Electronics especializado em baterias, os fabricantes de baterias afirmam que os dispositivos de íon-lítio encontrados na maioria dos smartphones só devem durar entre 300 e 500 ciclos.

O “ciclo” a que o site se refere é o período entre recargas da bateria. De acordo com essa estimativa, as baterias de aparelhos como smartphones e tablets só teriam uma vidaútil de cerca de um ano a um ano e meio, supondo uma recarga diária.

Os fabricantes, no entanto, ressaltam que essa é uma perspectiva conservadora, já que não podem correr o risco de que as vidas úteis de seus produtos acabem antes do informado. Ainda assim, eles informam que, embora as baterias devam oferecer 100% de capacidade ao longo do primeiro ano de uso, é comum que elas sejam reduzidas a 85% a 75% de sua capacidade nesse período.

A imagem abaixo, retirada do site, mostra o resultado de testes realizados com onze baterias de íon-lítio:

Reprodução

Manutenção

Um dos fatores que podem estender a vida útil das baterias , segundo os fabricantes, é a “profundidade da descarga” (ou DoD, da sigla em inglês Depth of Discharge). Esse fator se refere a quanto de bateria ainda restava no momento da recarga. Recarregar um aparelho de 0% a 100% é muito pior para a vida útil da bateria do que recarregar de 25% a 100%.

A estimativa de 300 a 500 ciclos se refere a ciclos de recarga completa; evitar que seu smartphone se descarregue completamente pode ajudar a elevar a vida útil da bateria. Mas os fabricantes estimam que as mesmas baterias teriam uma vida útil de 1200 a 1500 ciclos no caso de 50% de DoD (se todas as recargas fossem feitas com o dispositivo a 50% de capacidade) - cerca de três a quatro anos apenas.

Outro fator que pode influenciar a vida útil das baterias (positiva ou negativamente) é a exposição a calor. O calor excessivo faz com que as baterias durem menos ciclos. Baterias que operam a temperaturas superiores a 30ºC, segundo o site, já começam a perder capacidade permanentemente.

O Olhar Digital já escreveu sobre modos de economizar a bateria de smartphones, tanto de dispositivos Android quanto de iOS. Não deixe de conferir. 

Android Smartphones Bateria iOS
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você