Big Data

Big Data é o novo petróleo, afirma executiva da IBM

Stephanie Kohn 03/06/2013 10h06
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Para especialista, os dados são o novo recurso natural do Planeta

Stephanie Kohn
Orlando, Estados Unidos

O Big Data está com tudo. A análise de grandes quantidades de dados desestruturados é uma das quatro grandes tendências da tecnologia e, segundo Anjul Bhambhri, VP de projetos de Big Data da IBM, isto será tão importante para o mundo quanto o petróleo.  

"Todo clique, tweet, site navegado está sendo analisado. E estes dados abrem oportunidades inimagináveis. Big Data é o novo óleo, o novo recurso natural", afirmou. 

De acordo com a companhia, em 2020 o mundo terá cerca de 40 zetabytes (21 zeros) de dados para serem analisados contra 7 zetabytes atuais. Isto dará a chance para que as empresas consigam fazer análises semânticas de sentimentos, gostos e prever necessidades. 

Além do Big Data, outras três tecnologias foram apontadas como essenciais para os próximos anos: computação na nuvem, mobilidade e social. Para o vice-presidente do centro de desenvolvimento da IBM, Stephen Farley, a competitividade está focada em "analisar o consumidor (Big Data), armazenar os dados dos clientes de forma simples e barata (cloud computing), com acesso às informações na ponta dos dedos (mobilidade) e comunicando as descobertas (social)".

"O mundo está se tornando programável e o desenvolvimento de softwares baseados nestas tendências dominará as empresas. Estas novidades estão redesenhando a economia mundial", afirmou. "Todas as companhias terão de adotar estas tecnologias se quiserem oferecer diferenciais", completou.

A jornalista viajou a Orlando (Estados Unidos) a convite da IBM. 

Cloud-computing IBM Mobilidade Cloud computing big data mobile rede social
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você