Bill Gates revela medo da inteligência artificial

Embora ainda não estejamos totalmente imersos na onda da inteligência artificial, o cofundador da Microsoft Bill Gates afirmou, nessa quarta-feira, que tem medo da nova tecnologia e não entende como as pessoas não estão preocupadas com as mudanças que ela pode trazer na sociedade. 

Gates revelou seu receio em um fórum no site Reddit, onde se disponibiliza a responder perguntas de temas variados. A declaração foi feita duas semanas após o físico Stephen Hawking declarar que a inteligência artificial pode causar o fim da humanidade. Na mesma ocasião, Elon Musk, criador da Tesla Motors e investidor de inúmeros projetos futuristas, engrossou o coro alarmista: para ele, a IA é “a maior ameaça à nossa existência”. 

Gates acredita que veremos grandes saltos na interação entre humanos e robôs. "Haverá mais progresso nos próximos 30 anos do que nunca. Várias tarefas serão realizadas por robôs, como colheita de alimentos ou locomoção de pacientes em hospitais", disse ele. 

Um dos pontos frisados pelo bilionário é quantidade de postos de trabalho que serão perdidos após um maciça implantação da tecnologia artificial nos processos de produção industrial e diz que pretende mover esforços para criar medidas de segurança que monitorem os avanços da inteligência artificial. 

Ironicamente, o cofundador da Microsoft anunciou que está trabalhando em um assistente pessoal totalmente estruturado em cima na nova tecnologia. É esperar para ver qual será o próximo brinquedinho de Gates. 





RECOMENDADO PARA VOCÊ