Microsoft usa Bing para desencorajar download do Chrome e do Firefox

A Microsoft está apostando todas as suas fichas no Edge, o novo navegador padrão do Windows 10. Porém, muitos usuários ainda preferem browsers alternativos, como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox, após anos de "trauma" com o Internet Explorer.

Para impedir que o Edge pague pelos erros de seu antecessor e acabe abandonado, a Microsoft está usando pesquisas no buscador Bing para desencorajar usuários de seu novo sistema operacional que queiram trocar de navegador.

Quando alguém pesquisa "chrome" ou "firefox" pela primeira vez no Bing, uma sugestão aparece no topo dos resultados: "A Microsoft recomenda Microsoft Edge para o Windows 10", seguido de um botão "saiba por que" que leva o usuário a uma página mostrando todos os recursos do sucessor do IE. Aparentemente, a mensagem só aparece na primeira pesquisa por essas palavras-chave.

Reprodução 

Buscas por outros navegadores, como o Opera, não mostram a recomendação. Em comunicado, um porta-voz da Microsoft esclareceu o motivo para a mensagem. "O Edge foi desenvolvido exclusivamente para o Windows 10 com funções e recursos que realçam a experiência de navegar na web. Essas notificações foram criadas por oferecer às pessoas fácil acesso às informações que podem ajudá-las a entender melhor essa experiência".

A Microsoft deixa claro, porém, que o usuário tem liberdade para escolher o navegador e motor de busca padrão que preferir. Não está claro se essa notificação aparece para todos os usuários, em todas as plataformas e versões do Windos 10.

Via VentureBeat

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ