Bitcoin é dividida em duas moedas após impasse na comunidade

A moeda criptografada Bitcoin vai ser dividida em duas diferentes como resultado de uma disputa relacionada a uma atualização de software.

A partir desta terça-feira, 1, existirão dois tipos de moedas bitcoin: a bitcoin convencional, que existe há anos, e a Bitcoin Cash, criada a partir de um impasse dentro da comunidade da criptomoeda.

A disputa

Os últimos meses foram bastante conturbados entre entusiastas de bitcoin, com uma grande discussão relacionada ao futuro da moeda. O ponto central da questão era a dificuldade da moeda em conseguir lidar com o grande número de transações feitas diariamente usando uma tecnologia antiga.

A ideia de parte da comunidade era atualizar o software da bitcoin para um novo sistema chamado SegWit2x. Em tese, ele resolveria o problema das transações. Do jeito que foi desenvolvida, a bitcoin só processa sete transações por segundo, e o Segwit conseguiria aumentar essa capacidade.

Mas nem todo mundo concorda com essa teoria, e alguns entusiastas de criptografia acreditam que o SegWit2x não vai conseguir melhorar a bitcoin. Foi a partir daí que surgiu a nova moeda, a Bitcoin Cash.

A diferença da Bitcoin Cash é que ela consegue transportar mais dados em um bloco de transações sem a necessidade do novo software. Só que os defensores do SegWit2x alertam para a possibilidade de isso gerar uma concentração dos blocos e o controle da moeda por um grupo de empresas.

O futuro

Sem chegar a um consenso na comunidade, a Bitcoin Cash foi lançada nesta terça-feira, 1, mesmo sem apoio de grandes operadores da criptomoeda, que seguem dando apoio à antiga bitcoin, agora equipada com o software SegWit2x.

Os próximos passos das criptomoedas ainda são incertos, mas é fato que a Bitcoin Cash vai precisar de muito apoio da comunidade para vingar.





RECOMENDADO PARA VOCÊ