bittorrent bleep

BitTorrent lança programa de bate-papo antiespionagem

Redação Olhar Digital 01/08/2014 19h40
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Depois das denúncias de Edward Snowden, começou a corrida pelas próximas ferramentas de comunicação seguras e privadas, com uma criptografia pesada, impossível de ser quebrada por agentes governamentais. Agora chegou a vez do BitTorrent lançar um serviço do tipo, chamado Bleep. O serviço diz ser totalmente seguro contra espionagem.

O diferencial, segundo a empresa, é na estrutura de transmissão de informação. A BT diz que a maioria dos apps utiliza servidores centralizados, que recebem uma mensagem e a repassam para o destinatário; já o Bleep usa o método de p2p (peer-to-peer), exatamente como o protocolo de compartilhamento de arquivos BitTorrent.

Com a distribuição das mensagens pela rede, não existe a necessidade de servidores centrais, fazendo com que a mensagem chegue por meios descentralizados ao destinatário. Assim, os metadados do usuário, em tese, não teriam como ficar expostos, dizem os criadores.

Neste momento, o Bleep está em fase pré-alfa de seu desenvolvimento, o que significa que ele ainda está bem longe de chegar a uma versão final. Mesmo assim, quem estiver interessado em testar pode se registrar neste site.

Como recursos de bate-papo, nada muito diferente do que existe no mercado, no entanto. Há apenas possibilidade de enviar mensagens de texto e voz nesta fase do desenvolvimento.

Por enquanto, o Bleep está disponível apenas para Windows, mas outras plataformas também devem estar em desenvolvimento.

Via Digital Trends

Aplicativos privacidade espionagem
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você