Brasileiro é um dos que mais se importam com aparência de produtos

A empresa de análise de mercado GfK divulgou nesta segunda-feira, 21, um ranking dos países que mais dão importância ao design e estilo de um produto eletrônico. O Brasil aparece em terceiro lugar, atrás apenas de Turquia e México.

Segundo a GfK, 45% dos brasileiros entrevistados concordam com a afirmação de que estilo e aparência de produtos tecnológicos, como TVs, smartphones e notebooks, são fundamentais e decisivos na hora da compra. Outros 25% concordam totalmente, enquanto 8% discordam e 4% discordam totalmente.

De acordo com Eliana Lemos, diretora de Oportunidades de Mercado & Inovação da GfK, a aparência do produto não é importante por uma questão de "status" ou "exibicionismo" do consumidor. "A relevância do quesito foi atrelada à ideia de inovação e de modernismo", diz. "Ou seja, o consumidor opta por um aparelho mais bonito para se sentir mais moderno".

O estudo também indica quais são as marcas preferidas dos brasileiros no quesito design. No caso de smartphones, Apple e Samsung disputam o primeiro lugar. Já em relação a TVs, a coreana toma a liderança, seguida por LG e Sony.

Na outra ponta do ranking aparecem Alemanha, Japão, Bélgica e Suécia. Neste último, cerca de 30% dos entrevistados não consideram aparência um fator determinante para a compra, contra menos de 20% que pensam o contrário. Mais de 26 mil pessoas em 22 países participaram do estudo, realizado em 2014.

Via UOL

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ