Levitador

Brasileiros criam equipamento capaz de levitar objetos

Redação Olhar Digital 27/04/2015 16h04
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Um grupo de pesquisadores da USP desenvolveu um dispositivo capaz de levitar objetos por meio de ondas sonoras. Diferentemente de outros dispositivos semelhantes, esse levitador permite movimentar a partícula levitada sem que ela caia.

O aparelho é composto por duas partes: um emissor (que emite as ondas sonoras) e um refletor (que as reflete). A onda de som emitida interage com o seu reflexo, criando um onda estacionária. Por meio de um fenômeno chamado força de radiação acústica, as particulas conseguem vencer a gravidade e levitar entre as duas partes do dispositivo, conforme pode ser visto no vídeo abaixo:



As ondas sonoras emitidas pelo levitador têm frequência superior a 20.000Hz. Como essa frequência é superior à frequência máxima audível por seres humanos, o dispositivo não produz nenhum ruído que nós sejamos capaz de ouvir.

Os levitadores mais antigos, do tipo "ressonante", exigiam que as partículas levitadas se mantivessem em um ponto específico entre o emissor e o refletor; esse novo dispositivo permite que o refletor seja movimentado, o que provoca uma movimentação correspondente nas partículas levitadas. 

Por outro lado, a pressão gerada pelas ondas sonoras nesse novo mecanismo é menor do que a gerada em dispositivos anteriores. Dessa forma, o peso máximo das partículas que podem ser levitadas é menor. Esse novo levitador é capaz de levitar gostas de poliestireno; levitadores "ressonantes" são capazes de levitar até mesmo pequenas esferas de metal.

Uma das principais aplicações dos levitadores é na manipulação de materiais perigosos. Um líquido tóxico, corrosivo ou extremamente quente pode ser levitado para tornar mais fácil e seguro seu estudo e seu armazenamento.
Pesquisa USP Tecnologia Ciência Acústica física
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você