Câmera com maior resolução do mundo: 1,8 GP

Modelo foi desenvolvido pela agência norte-americana Darpa (Defense Advanced Research Projects Agency)

Redação Olhar Digital 27/02/2009 15h24
hell
A A A

Você acha sua câmera digital de 10 MP o máximo e está super satisfeito com a resolução dela? Pois saiba que isso é fichinha perto do ARGUS-IS, a câmera digital da Darpa que possui 1,8 GP, algo como, mais ou menos, mil vezes mais que a câmera de um celular mediano.

Com a maior resolução do mundo, o modelo foi desenvolvido pela agência norte-americana Darpa (Defense Advanced Research Projects Agency), responsável pela pesquisa avançada de produtos de defesa para as forças armadas do país. Segundo o Planet Tech, a câmera vem sendo utilizada a bordo de um helicóptero A-160T, pilotado por computador para fotografar ou filmar objetos de alguns centímetros de tamanho localizados em terra. A taxa de quadros é de 15 fps e cada pixel dela representa por volta de 15 centímetros.

O tamanho dos arquivos, em casos de filmagem é tão grande, que não são guardados localmente e são enviados a diversos dispositivos de armazenamento.

Curiosidade: ARGUS-IS é o nome de um ser mitólogico de centenas de olhos e  significa também Autonomous Real-time Ground Ubiquitous Surveillance - Imaging System. Em português: sistema de imagem autônoma em tempo real de vigilância onipresente de terreno.

Câmeras
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você