Câmera digital 3,2 gigapixels de resolução

Câmera digital mais poderosa do mundo terá 3,2 gigapixels de resolução

Redação Olhar Digital 01/09/2015 11h53
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Departamento de Energia dos Estados Unidos aprovou na última segunda-feira, 1, a construção de uma câmera de 3,2 gigapixels, a câmera digital mais poderosa do mundo. O dispositivo será construído no Centro de Aceleração Linear de Stanford, nos Estados Unidos, e funcionará como uma espécie de "olho" do Large Synoptic Survey Telescope, ajudando a revelar detalhes do universo.

Não é somente a resolução que faz com que a câmera receba o título de melhor câmera do mundo. De acordo com os cientistas, ela será capaz de fotografar melhor do que qualquer telescópio óptico já construído.

Reprodução

A câmera terá o tamanho de um carro pequeno e pesará mais de 3 toneladas. Os componentes da câmera estão sendo construídos através de uma parceria internacional entre universidades e laboratórios. A produção deve demorar 5 anos para ser concluída e testada.

Dados

Com as imagens obtidas, o LSST deve gerar aproximadamente 6 milhões de gigabytes de dados for ano. As informações vão ajudar os pesquisadores a estudar a formação de galáxias, rastrear asteróides potencialmente perigosos, observar estrelas explodindo e entender melhor a matéria escura e energia escura, que juntas compõem 95 por cento do universo.

O telescópio deve funcionar oficiamente a partir de 2022 e vai trabalhar na pesquisa e catalogação de estrelas e galáxias. Em 10 anos, o LSST deve ser capaz de detectar dezenas de bilhões de objetos.

Via Symmetry

Câmeras Fotografia digital Tecnologia espaço
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você