Cantora virtual chega às lojas do Japão

Software baseado em tecnologia da Yamaha canta as músicas compostas pelo usuário

O mais novo sucesso em software no Japão não é um jogo, mas sim uma cantora. O Vocaloid 2, comercializado pela Crypton, é um programa que implementa uma cantora virtual em seu computador, uma “diva” digital batizada de Miku Hatsune. Basta informar ao programa a letra e melodia da música e Miku canta ela para você, com precisão impressionante, mas voz um pouco aguda demais para os ouvidos ocidentais. As canções podem ser acompanhadas de ritmos e instrumentos, e exportadas como arquivos MP3. Lançado há algumas semanas, o programa (que custa o equivalente a R$ 260) já ocupa a primeira posição no ranking de software da Amazon no Japão.

 

A tecnologia é derivada do sistema Vocaloid, um “sintetizador de canto” desenvolvido pela Yamaha em 2004 e licenciado a várias empresas, como Zero-G Limited, no Reino Unido, Crypton Future Media, no Japão, e PowerFX, na Suécia. Cada empresa tem sua versão específica do software, com voz própria (há varias vozes, femininas e masculinas,  no mercado) e adequada a determinado gênero musical.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ