Ciência avança nas pesquisas pela 'capa de invisibilidade'

Um objeto que é sonho de consumo de muitos fãs da franquia do bruxo Harry Potter ainda está longe de se tornar realidade, mas pelo menos a ciência para tornar este sonho possível está avançando. Ao invés de usar magia, cientistas de universidades norte-americanas estão recorrendo à tecnologia para tentar produzir capas capazes de ocultar outros materiais.

Na Iowa State University, por exemplo, os pesquisadores estão obtendo avanços importantes na tecnologia chamada de “metamaterial”, que oculta o rastreamento de imagens feitas por câmeras, mas ainda sem sucesso em esconder objetos do olhar humano. A técnica, no entanto, poderá ser utilizada para confundir radares de aviões em combates aéreos no futuro.

Já a University of California espera desenvolver um tipo de invisibilidade que possa ser aplicado à objetos fazendo-os refletir a luz que recebem para ficarem invisíveis. O método utiliza nanoantenas de ouro que atuam no redirecionamento das ondas da luz.

Apesar dos primeiros resultados promissores, a pesquisa ainda está em fase inicial e os cientistas ainda trabalham em escala microscópica. 



Via Engadget

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ