Carro policial é flagrado se 'disfarçando' de veículo do Google Maps nos EUA

Pense em um disfarce ruim para um veículo de vigilância policial. A sua ideia provavelmente não foi tão ruim quanto a do departamento de polícia da cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos. A organização decidiu “disfarçar” o carro equipado com um leitor de placas com um adesivo do Google Maps.

Sim, a ideia era fazer o veículo, uma SUV enorme, se passar por um carro do Google Street View, que usa câmeras de 360 graus para registrar as ruas e colocá-las no serviço de mapas da empresa. No entanto, em vez de uma bola de câmeras no teto do veículo como os verdadeiros carros da companhia, o automóvel policial tinha radares.

O departamento reconheceu o problema, mas não sabe dizer exatamente o que aconteceu. “Fomos informados que este veículo pertence ao departamento de polícia; no entanto, a colocação de nenhum adesivo foi aprovada pela cadeia de comando. Assim que o assunto chegou até nós, ordenamos a remoção do adesivo imediatamente”, disse o tenente John Stanford sobre o assunto.

O carro, com o adesivo mal colocado (ele tem até bolhas de ar por ter sido mal colado), foi identificado por Matt Blaze, professor de ciência da computação e da informação na Universidade da Pennsylvania. Ele fotografou e publicou a imagem no Twitter, causando a reação do departamento policial, que decidiu instaurar um inquérito para entender o caso.

Quando questionado se outros veículos haviam recorrido ao mesmo modus operandi para reconhecimento de placas pelo Ars Technica, ou se a prática era comum, o tenente não respondeu.

Sem surpresas, o Google reafirmou que o veículo não pertence à empresa, e afirmou estar investigando o caso.

Via Ars Technica

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ