Carros autônomos podem deixar trânsito ainda pior, sugere pesquisa

Uma pesquisa publicada pela University of Leeds, University of Washington e pelo Oak Ridge National Laboratory mostrou que o impacto dos carros autônomos poderá ocasionar no aumento do congestionamento nas vias nas próximas décadas.

O estudo deixa claro que os carros do futuro trarão diversos benefícios, tais como redução de energia e também a condução mais segura. No entanto, os pesquisadores estimam que os benefícios também podem ter um lado negativo, principalmente se os carros começarem a serem usados para outras funções além da locomoção.

Segundo eles, com a evolução do conforto dos carros e a extinção da necessidade de motoristas, os passageiros poderão sentir-se mais à vontade para fazer viagens mais longas. Assim, a possiblidade de morar mais afastado do local de trabalho seria menos incomoda já que os veículos seriam um ambiente mais favorável para relaxar ou até mesmo trabalhar.

Além disso, os veículos poderão ser acessíveis para pessoas que não dirigem por opção ou porque não podem. Assim, ao invés de se deslocarem utilizando trens, ônibus e outras formas de transporte público, esse grupo de pessoas poderia comprar novos carros e, com isso, aumentar a quantidade de automóveis nas ruas e avenidas.

Divulgação

Via Gizmodo 

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ