Celebridades aderem ao Twitter

Apesar de aparentemente simples, a decisão de aderir a um serviço dedicado a atualizações espontâneas diárias é algo a ser pensado com cuidado

Redação Olhar Digital 16/01/2009 13h33
twitter
A A A

De acordo com um estudo publicado pela companhia de marketing em internet HubSpot no final de 2008, o serviço de microblogging Twitter (no qual o usuário não excede o limite de 140 caracteres por postagem) ganha de cinco a dez mil contas novas por dia e o usuário médio, segundo a pesquisa, utiliza o serviço de publicações curtas durante um período de 275 dias.

"Há um ano, o Twitter era uma comunidade relativamente pequena de especialistas em tecnologia e geeks da web 2.0. Agora está no universo popular', diz a pesquisa. "Ele não está restrito apenas ao uso de muitas pessoas. Cada vez mais empresas da indústria de marketing e eventos usam o Twitter como um estandarte da comunicação", prossegue.

Lançado em agosto de 2006, o Twitter ganhou adesões e reconhecimento por um número considerável de "usuários-celebridades", incluindo o futuro presidente dos EUA, Barack Obama --que teve mais de 150 mil adesões de seguidores durante as eleições presidenciais daquele país.

ds

Mas a decisão de aderir a um serviço dedicado a atualizações espontâneas no decorrer de um dia é algo a ser pensado com cuidado. "Todas as vezes que você se expõe ao público existe um risco", afirma a consultora de mídia Kathleen Hessert, da Sports Media Challentge, que representa atletas e times profissionais.

O tetracampeão Shaquille O'Neal, da liga de basquete norte-americana NBA, também está no micro-blog. No caso dele, não parece haver planejamento ou lugar para suas freqüentes reflexões: algumas pessoais, outras não.

Ao tirar proveito da habilidade da internet de romper a barreira entre o estrelato e o público, as celebridades terão de escolher uma posição de abertura. Ninguém com um nome que vale dezenas de milhões de dólares anuais decide precipitadamente compartilhar detalhes de sua vida e comunicar-se com o público sem filtros, nem mesmo Shaquille O'Neal.

sd

Como exemplo, a decisão de O'Neal de usar o Twitter também veio após uma reunião com sua equipe de agentes, disse Hessert. Alguém no Twitter estava criando uma impressão bem ríspida de Shaquille O'Neal (ele usava o nome de O'Neal, já que o Twitter não exige provas para escolher um nome de usuário) e chamou a atenção de Hessert. Uma reunião foi convocada.

"Alguém associado a Shaq disse 'vou chamar nossos advogados'", contou Hessert. "Respondi que não fizesse aquilo. Naquele dia, fui a Phoenix e me encontrei com Shaq. Eu já vinha dizendo que ele precisava entrar no Twitter e nada até então."

Ela disse que O'Neal concordou que a melhor forma de eliminar um falso Shaquille O'Neal era se tornar The Real Shaq (seu apelido no Twitter). Segundo Hessert, ele é um fã de tecnologia e logo aprendeu a postar textos e, mais recentemente, fotos pelo TwitPic, um serviço que usa a tecnologia Twitter.

"É a combinação perfeita, alguém maior que a vida e com uma personalidade que atrai as pessoas," disse Hessert. "Quando isso acontece, seu nome engrandece - é investimento de imagem desde o início. Existe gente na China que veio falar comigo para espalhar os tweets de Shaq pelo mundo."

DF

Apesar da crescente adesão de celebridades ao microblogging, esse serviço não é para todos. Hessert disse, por exemplo, não estar otimista que outro de seus clientes, o quarterback perfeccionista Peyton Manning, que acabou de ganhar seu terceiro prêmio de jogador mais valioso da NFL, entraria no Twitter. "Isso não é para Peyton, ele não é tão espontâneo," disse. "Se Peyton entrasse ele iria planejar tudo para ter certeza que faria seu melhor - não haveria qualquer erro de digitação."

DS

Como o sistema não exige provas de identidade para definir o nome dos usuários, vários perfis falsos também surgiram na rede, alguns deles bastante engraçados. Confira abaixo uma lista de celebridades que também já aderiram ao Twitter - sejam eles verdadeiros ou falsos: 

Twitters verdadeiros:

Barack Obama

Britney Spears

Shaquille O'Neal

Marcelo Camelo

Marcelo Tas

Danilo Gentili

Misha Barton

Arnold Schwarzenegger

Hillary Clinton

Paulo Coelho

David Lynch

Twitters falsos:

Mallu Magalhães (há rumores de que ele seja atualizado por ela. Mas na dúvida...)

Victor Fasano - um clássico!

Leila Lopes

Dercy Gonçalves (continua twittando do céu!)

Blogs Comportamento Twitter
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você