Celular PC

Celular já é o principal meio de acesso à internet no Brasil, diz IBGE

Redação Olhar Digital
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pela primeira vez na história, o telefone celular é o principal meio de acesso à internet nos domicílios brasileiros. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando que 80,4% dos lares conectados à web preferem usar o telefone móvel para navegar.

Em 2013, 16,8 milhões de casas tinham o celular como principal dispositivo de acesso à internet. Esse número saltou para 29,6 milhões em 2014, segundo o IBGE, e pela primeira vez ultrapassou o número de residências que prefere o PC. A nova pesquisa revela que os microcomputadores são preferência de 76% dos domicílios. Em terceiro lugar aparecem os tablets, escolha de 21% das famílias.

Apesar da predileção pelo celular, o acesso à internet pelo PC aumentou em um ano. Em 2013, 27,6 milhões de casas usavam o microcomputador para navegar na rede, chegando a 28,2 milhões em 2014. Mas como a quantidade de residências com acesso à web no Brasil também cresceu nesse período, a preferência pelo telefone celular acabou crescendo mais do que o PC.

O acesso pelo celular - que inclui tanto smartphones quanto feature phones - é ainda mais proeminente nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, com 92% e 86% das residências, respectivamente. Já o uso do PC é maior nas regiões Sudeste e Sul, para 82% e 83% dos domicílios, respectivamente.

Ainda de acordo com o IBGE, pela primeira vez, mais da metade das casas brasileiras possui acesso à internet. Em 2013, eram 48%, e, um ano depois, esse número saltou para 54%. Semelhante foi o crescimento da população que possui telefone celular, indo de 132,2 milhões em 2013 para 136,6 milhões em 2014.

Internet Pesquisa Brasil
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você