Huawei

Celulares da Huawei sairão de fábrica sem os aplicativos do Facebook

Luiz Nogueira, editado por Rui Maciel 07/06/2019 09h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A empresa proibiu a Huawei de pré-instalar o Facebook, o WhatsApp e o Instagram em seus próximos smartphones

O Facebook não vai mais permitir que a Huawei pré-instale seus aplicativos nos smartphones da marca antes de serem comercializados. Esse é mais um dos efeitos da proibição que Donald Trump emitiu contra a empresa.


No entanto, os proprietários de celulares Huawei ainda poderão baixar e usar aplicativos como o WhatsApp, Instagram e Facebook através da Google Play Store.

Aparentemente, o Facebook está adotando uma postura diferente do Google em relação à proibição de comércio con a Huawei. A gigante das buscas garantiu uma licença temporária para que a companhia chinesa continuasse enviando atualizações de segurança para seus aparelhos. Mas essa licença tem prazo para expirar. Por esse motivo, ainda não sabemos as implicações disso.

Os smartphones da Huawei que estão atualmente nas lojas ou “aqueles que não foram enviados” ainda terão os serviços do Google pré-instalados. O Facebook, segundo a agência de notícias Reuters, está negando essa pré-instalação em “qualquer aparelho que ainda não tenha saído da fábrica”.

As implicações não são necessariamente tão preocupantes para a Huawei quanto àquelas referentes ao Google e à ARM, que restringem sua capacidade de usar os principais serviços do Android e desenvolver os próprios chips.

A decisão do Facebook acaba com uma possibilidade crucial para a Huawei, que serie a de entregar aplicativos de terceiros aos seus clientes. Isso reforça o fato de que a companhia terá de seguir sozinha com a própria loja de aplicativos, mas isso não será uma tarefa das mais simples.

O outro lado

A Huawei entrou em contato com o Olhar Digital e, a partir de um comunicado oficial, divulgou seu posicionamento sobre o tema. Confira abaixo:

Sobre o Facebook

O Facebook é um aplicativo de terceiros. Com relação às matérias publicadas pela imprensa, gostaríamos de informar que, como muitos outros aplicativos de acesso público, o Facebook continuará funcionando normalmente nos dispositivos Huawei.

Sobre o Google

Todos os smartphones existentes no portfolio da Huawei, ou seja, aqueles que já foram vendidos e aqueles que estão atualmente à venda e em estoque, inclusive o P30 Pro e o P30 lite, podem ser usados normalmente e não serão afetados. Além disso, esses dispositivos podem continuar a usar e atualizar serviços do Google, como o Google Play, o Gmail, etc. Da mesma forma, esses produtos continuarão recebendo atualizações dos patches de segurança do Google e poderão atualizar, sem nenhum problema, todos os aplicativos disponíveis no Google Play, incluindo todos os aplicativos de terceiros.

Via: The Verge

Facebook Huawei eua x china
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você