Celulares "treinam" cérebro para interpretar qualquer ruído como vibração

A maior parte das pessoas já sentiu que seu celular estava vibrando, mesmo estando longe do aparelho. A condição, conhecida como "síndrome da vibração fantasma", afeta 90% dos donos de dispositivos móveis pelo menos uma vez na vida, e parece ser causada pelo próprio aparelho.

De acordo com pesquisadores do Insituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, os celulares "treinam" o corpo para identificar essas sensações, de modo que o usuário atenda ao chamado rapidamente, sem perder mensagens ou chamadas importantes. O problema é que, com o vício, qualquer sensação ou ruído é interpretada como uma vibração do telefone.

"Imagine alguém que usa óculos. Se você está acostumado, os óculos se tornam parte de você, e você pode es quecer que está vestindo-os. O telefone no bolso funciona assim. Através do hábito corporal, ele realmente se torna uma parte do corpo do usuário, que fica 'treinado' para perceber as vibrações, o que torna fácil confundir outras sensações com a vibração", conta Robert Rosenberg, do Insituto de Tecnologia da Geórgia.

O pesquisador explica que não há necessidade para se preocupar, a menos que a sensação comece a acontecer com frequência. Nesse caso, o melhor é tentar passar menos tempo com o celular.

Via DailyMail

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ