Logo Olhar Digital

Cérebro de macaco comanda pernas robóticas

Redação Olhar Digital 26/11/2007 15h13
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Experimento pode trazer esperança aos portadores de paralisia

Um grupo de pesquisadores da Duke University, no estado da Carolina do Norte, nos EUA, conseguiu um feito inédito: eles instalaram eletrodos no cérebro de macacos Rhesus para monitorar o comportamento da área do cérebro responsável pela locomoção. Analisando os dados, os cientistas conseguiram mapear impulsos elétricos específicos a comandos que resultavam no movimento das pernas dos animais.

 

Sabendo quais comandos resultavam em movimento, os cientistas prepararam um experimento internacional. Através de um link na internet, os macacos foram capazes de controlar um par de pernas robóticas instalado no laboratório do Advanced Telecommunications Research Institute International em Kyoto, no Japão.

 

A pesquisa abre as portas para o desenvolvimento de próteses avançadas para pacientes humanos, que poderão se comportar exatamente como um membro natural. Atualmente, as próteses eletrônicas mais avançadas são capazes de monitorar apenas um pequeno conjunto de impulsos elétricos nos músculos próximos à área amputada, resultando em movimento limitado e pouco realista.

Saúde
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você