Michael Kovrig

China prende dois canadenses acusados de roubo de informações e espionagem

Luiz Nogueira, editado por Roseli Andrion 05/03/2019 21h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Michael Kovrig e Michael Spavor foram presos sob acusações de espionagem e roubo de informações. A medida pode ser uma resposta à prisão da diretora financeira da Huawei pelo Canadá

O governo Chinês declarou que dois canadenses foram detidos sob acusação de espionagem e roubo de segredos de Estado e informações da China. Michael Kovrig, ex-diplomata do Canadá, foi acusado de viajar para o país para espionar e roubar segredos por meio de seus contatos. O segundo detido foi identificado como Michael Spavor e é considerado o principal contato de Kovrig no fornecimento de informações. O comunicado alega que as atividades de espionagem começaram em 2017.


Além de serem acusados do roubo, ambos foram apontados como responsáveis por trazer as informações à tona. A declaração ressalta que o país é governado pelo Estado de Direito e não medirá esforços para reprimir atividades criminosas que ponham em risco a segurança nacional. Os presos serão julgados de acordo a lei chinesa, com direito a visitas consulares, mas a data da audiência ainda não foi definida. 

Os dois canadenses foram detidos em 18 de dezembro de 2018, logo após o Canadá prender, a pedido dos EUA, a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou. A China evitou relacionar os dois casos, mas eles coincidem em tempo com algumas ameaças feitas pelo país asiático ao Canadá para que Meng não fosse extraditada.

A executiva foi detida sob alegações de que a Huawei deturpou sua propriedade e o controle de sua afiliada iraniana, a Skycom, que viola as sanções da ONU, dos EUA e da União Europeia. A diretora está em liberdade, após pagar fiança, mas não pode deixar sua mansão em Vancouver e deve comparecer nesta semana à Suprema Corte da Colúmbia Britânica para iniciar os processos de sua extradição.

Via: Zdnet

China Huawei espionagem Canadá
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você