Robô digitando

China publica notícias escritas por "repórter-robô"

Victoria Amorim, editado por Marcelo Gripa 09/11/2015 17h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A agência oficial Xinhua, a mais influente da China, começou a publicar no último fim de semana notícias escritas por um "repórter-robô". Batizado de Kuaibi Xiaoxi (algo como "notícias de pluma rápida"), ele produziu conteúdo sobre negócios e esportes.

Antes de ter as suas notícias publicadas efetivamente, o repórter-robô passou por testes que duraram meses. Sua tarefa era basicamente escrever notas do campeonato de futebol da China, que exigiam pouco dele: afinal, era preciso apenas preencher as tabelas com os resultados das partidas.

Escritas em duas línguas (mandarim e inglês), as matérias que foram publicadas nesses últimos dias não passaram por revisão de ninguém, quanto menos um jornalista. De acordo com o jornal "South China Morning Post", os repórteres chineses têm medo de que máquinas os substituam em seus trabalhos num futuro próximo.

China Robôs
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você