China testa trem sem condutor que circula por ruas em vez de trilhos

A empresa chinesa CRRC apresentou nesta semana o projeto de um novo meio de transporte público que mistura elementos de trem, ônibus e trólebus. A companhia o chama de "ônibus inteligente" ("smart bus") e ele deve começar a ser testado em breve.

De acordo com o Mashable, o protótipo apresentado tem três vagões, como um trem, mas não precisa de condutor e nem de trilhos: como se fosse um ônibus, ele se movimenta pelo asfalto, mas sempre percorrendo uma rota pré-programada, igual a um trólebus.

Graças a uma série de sensores, o "smart bus" chinês consegue se locomover apenas seguindo uma linha pontilhada branca pintada no asfalto. "É como um trilho virtual para um ônibus", disse Feng Jianghua, engenheiro-chefe da CRRC, durante o anúncio do projeto.

O veículo tem 30 metros de comprimento e capacidade para até 300 passageiros. Mais vagões podem ser adicionados ou removidos, se necessário. O apelo da CRRC é o custo-benefício do novo meio de transporte, que pode custar quase 50 vezes menos do que trens comuns.

Uma linha de teste com 6,5 quilômetros vai começar a operar no ano que vem na cidade de Zhuzhou, na província de Hunan, na China.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ