Chrome é atualizado para reduzir consumo de memória e bateria

O Google liberou para o grande público nesta quinta-feira, 3, uma atualização para o Chrome que tenta solucionar as cada vez mais vocais reclamações sobre o impacto negativo do navegador no desempenho do computador e na duração da bateria dos laptops. A versão 45 do browser é orientada para melhoria de desempenho, prometendo também ajudar quem costuma manter muitas abas abertas simultaneamente no navegador.

Para economia de memória, o Chrome adota uma nova técnica, que detecta quando alguma página não está ocupada com uma tarefa. Assim, o navegador irá limpar a memória desperdiçada, reduzindo o uso em até 10% em média. Em aplicativos web mais complexos, como é o caso do Gmail, a redução pode chegar até a 25%. Menos uso de memória equivale a menor uso de bateria, então essa mudança por si só já ajudaria os usuários de laptop.

Outra mudança, que já estava anunciada, é o fato de que a partir de agora o Chrome irá pausar todo conteúdo em Flash que não seja central para a página da web. Ou seja: você ainda pode assistir a um vídeo em Flash, mas se o Chrome detectar que há, por exemplo, anúncios que usem a ferramenta da Adobe, ou vídeos que se executem automaticamente nos cantos da página, eles serão pausados imediatamente. Segundo o Google, a medida dá 15% a mais de vida útil para a bateria de um laptop.

Por fim, quem acabou de se deparar com um problema que travou o Chrome, perceberá que o navegador agora tem um novo método de restauração de abas. Elas serão restauradas na ordem em que você estava usando. Aquilo que você estava olhando antes de o browser fechar será reaberto primeiro, enquanto as abas julgadas secundárias serão recarregadas quando você já estiver navegando normalmente.

Via Blog do Chrome e The Verge 

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ