Cientistas afirmam que o mês do nascimento pode influenciar a saúde da pessoa

Pesquisadores do Departamento de Medicina da Universidade de Columbia examinaram milhares de registros médicos e descobriram que existe uma chance de que o período de nascimento de uma pessoa cause alguma influência no desenvolvimento de doenças.

Eles analisaram dados de 1,75 milhão de pessoas nascidas entre 1900 e 2000 que passaram pelo centro médico da universidade e notaram certos padrões que apontam nessa direção.

De acordo com o levantamento, quem nasce em junho, agosto, janeiro e dezembro não sofre muita influência da época para o desenvolvimento de problemas. Quem é de outubro e novembro, entretanto, já "corre risco" de desenvolver doenças, e o pessoal de fevereiro, março, abril, maio e julho caminha na direção oposta, estando "protegido".

Nicholas Tatonetti, um dos pesquisadores, disse ao Washington Post que não está claro por que existe essa influência, mas ela provavelmente está ligada ao clima e às condições de cada época - variações sazonais implicam em mais ou menos exposição a vitamina D, por exemplo.

Por isso, a equipe envolvida com o estudo enfatiza que outros fatores ambientais, como dieta, tipo de cuidados médicos e a realização (ou não) de exercícios são mais propensos a influenciar o surgimento ou a proteção a doenças.

E, como a Columbia fica em Nova York, os mesmos dados não se aplicam a quem nasceu e foi criado, por exemplo, em Junqueirópolis, no interior de São Paulo. Cada lugar precisaria de um levantamento enorme como esse para que surgissem conclusões parecidas.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ