Cientistas criam fio inteligente para uso em curativos

Engenheiros da Tufts University, em Massachussetts (EUA), desenvolveram um fio inteligente que pode ser usado em suturas para informar aos médicos como está o processo de cicatrização da ferida tratada.

O fio é composto de uma série de materiais sintéticos em conjunto com algodão, e ganha propriedades tecnológicas ao ser mergulhado em componentes físicos e químicos.

O material é capaz de medir pressão, estresse, tensão, temperatura, pH e níveis de glicose. Todas essas informações podem ser enviadas, sem a necessidade de cabos, a smartphones ou computadores para que os médicos façam o acompanhamento e descubram se está tudo bem com o ferimento.

Segundo explica o Engadget, os engenheiros esperam que o fio seja usado na criação de dispositivos inteligentes que sigam os contornos de órgãos específicos. Outras possibilidades incluem curativos inteligentes e até roupas inteiras com sensores de saúde.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ