Cientistas criam gel que gera botões físicos em tela touchscreen

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Berlim, na Alemanha, desenvolveu um novo tipo de tela touchscreen que "incorpora" botões físicos de acordo com o toque do usuário. Trata-se do GelTouch, um sistema que usa hidrogel termoresponsivo capaz de enrijecer-se sob uma corrente elétrica.

A solução encontrada pelos cientistas alemães equilibra a versatilidade e praticidade de uma tela touchscreen convencional, como a de um tablet ou smartphone, com a precisão de um teclado físico, como o de um controle remoto de TV. Por outro lado, a tecnologia abre mão da consistência de uma tela de vidro, adotando um material mais maleável, semelhante ao plástico.

Como funciona? 

O gel desenvolvido pelos pesquisadores se encontra normalmente no estado líquido. Com o aumento da temperatura, ele fica sólido, podendo assumir qualquer forma, incluindo a de diversos botões. Os cientistas criaram um sistema que, ao sentir a pressão do dedo do usuário, dispara uma corrente elétrica que aquece e enrijece o gel naquela região. Em outras palavras, a tela cria uma esponja sólida em qualquer lugar onde o usuário estiver com seu dedo. Retirando o toque, o gel volta ao estado líquido. 


O processo de transformação da substância leva em torno de 2 segundos. O protótipo criado pelos cientistas tem um display de 7 polegadas e funciona com três formas diferentes: um teclado numérico, uma barra de rolagem e um joystick para jogar um game simples.

Confira uma demonstração do GelTouch:

A invenção será apresentada em novembro pelos cientistas em uma conferência nos Estados Unidos. A equipe afirma que ainda falta muito para que o GelTouch possa ser aplicado de modo eficiente ao cotidiano do consumidor, como em telas de smartphone ou tablet, mas que a nova linha de pesquisa abre possibilidades interessantes.

Via MIT Technology Review

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ