Cientistas criam interface que permite 'programar' gotas de água

Uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolveu uma interface que permite programar os movimentos de pequenas gotas de água sobre uma superfície.

O projeto ganhou o nome de "interface calma". As gotas de água ficam sobre uma superfície revestida com material de baixa fricção, que por baixo é conectada a fios de cobre que emitem pulsos de eletricidade ao comando dos cientistas.

Esse sistema é ligado a um computador, por onde os pesquisadores controlam os pulsos de eletricidade e, consequentemente, os movimentos e os formatos das gotas de água que ficam sobre a superfície hidrofóbica.

Assim, é possível programar movimentos específicos para cada gota, que se movem de acordo com uma coreografia coordenada no computador. O controle sobre as gotas é tão preciso que dá até para juntar uma gota na outra e depois separá-las novamente.

Ao Engadget, o líder do projeto, Udayan Umapathi, explicou como esse tipo de interface pode ser usado de forma prática. A principal aplicação seria artística, como uma instalação em que as gotas se movem ao ritmo de uma música, por exemplo.

Outra possível aplicação seria a de games. Umapathi demonstrou uma performance das gotas programáveis que funciona como um "Pac-Man". Chacoalhando um tabuleiro, o usuário controla o movimento de uma gota, cujo objetivo é "comer" outras gotas que se movem de forma autônoma.

Por fim, uma aplicação mais conceitual é demonstrada por Umapathi na forma de uma mensagem de texto que, enviada de um celular, surge para o destinatário num espelho embaçado de um banheiro, graças à programação aplicada sobre as gotículas de água que ficam sobre o vidro.

A ideia por trás de tudo isso, segundo Umapathi, é substituir a relação das pessoas com telas eletrônicas por uma relação com materiais encontrados na natureza. Não há previsão de quando essa tecnologia será empregada em produtos disponíveis no mercado.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ