Cientistas criam robô capaz de aprender tarefas

Uma equipe de cientistas americanos criou um robô programado para aprender tarefas simples através de tentativa e erro, assim como os humanos. Os pesquisadores aplicaram uma forma relativamente nova de inteligência artificial para oferecer uma espécie de capacidade de aprendizagem primitiva.

O robô BRETT pode usar a informação visual e sensorial sobre si mesmo, o ambiente e os objetos que lhe forem apresentados. Ele processa numa forma de LEGO, construindo pequenas redes neurais de informação para descobrir como fazer algo.



O algoritmo usado no robô adiciona uma maior pontuação quando ele executa uma tarefa corretamente. E, também por isso, ele aprende as ações de maneira bem lenta. Ainda assim, os pesquisadores observaram que podem encurtar o processo para 10 minutos se eles derem ao BRETT alguns parâmetros iniciais e finais.

A equipe irá apresentar as suas conclusões na quinta-feira na Conferência Internacional de Robótica e Automação (ICRA). Após isso, voltará ao laboratório para mais testes e análises com o BRETT. A expectativa para os próximos anos é obter avanços significativos na capacidade de aprendizagem do robô.

Via Mashable

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ