Cientistas criam robô que aprende com 'empurrão' humano

Pesquisadores criaram robôs que podem ser treinados com um empurrão humano. Com um simples toque na máquina, os cientistas podem alterar a trajetória do movimento deles, entre outras coisas.

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Rice, nos Estados Unidos, o robô usa algoritmos que permitem aos robôs detectar a interferência do toque humano para ajustar seus movimentos. Assim, um robô que movimenta o braço para frente pode, ao ser tocado, alterar a direção do movimento e lembrar disso em situações futuras.

A abordagem não é exatamente nova. Cientistas já criaram robôs que respondem ao contato físico humano. Mas os cientistas dos Estados Unidos inovaram ao programá-los para alterar a trajetória de acordo com o toque humano. "Ao replanejar a trajetória desejada do robô a cada nova observação, o robô conseguiu gerar um comportamento que combina com a preferência humana", explicou o pesquisador Dylan Losey.

O robô pode ser visto em ação no vídeo abaixo:

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ