Linguagem

Cientistas dizem ter descoberto "linguagem universal" que une todos os idiomas

Redação Olhar Digital 06/08/2015 12h40
A A A

De acordo com um artigo na revista acadêmica PNAS, uma das publicações de maior respaldo no meio científico, cientistas descobriram uma propriedade em comum nos principais idiomas falados atualmente no planeta. Esse fator pode possibilitar o desenvolvimento de uma linguagem universal, um espécie de gramática capaz de enquadrar todos os idiomas vigentes na linguagem dos humanos.

Embora ainda não tenha uma aplicação científica específica, a classificação de padrões repetitivos para indicar coisas semelhantes em línguas distintas é um ferramenta que pode auxiliar a criação de produtos tecnológicos de fácil compreensão e operação para qualquer pessoa, esteja ela situada em qualquer cultura ou país. Vale lembrar que a pesquisa do MIT, Massachusetts Institute of Technology, foi patrocinada pelo governo dos EUA.

Entretanto, outros pesquisadores argumentam que a "linguagem universal" não passa de utopia, já que, embora hajam semelhanças nos 37 idiomas, existem grandes diferenças que surgiram perante a necessidade de classificar fatos e situações de cotidiano únicas de cada cultura – isso sem analisar a interação da linguagem falada com a linguagem gestual, que abre um leque imenso de possibilidades de comunicação.

Curiosidades
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.