Logo Olhar Digital

Cientistas trabalham em telas touchscreen mais inteligentes

Redação Olhar Digital 31/03/2008 10h17
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Idéia já está sendo utilizada de forma rudimentar pela Samsung e LG

touch

Aparelhos com telas sensíveis ao toque ou touchscreen, como é o caso do iPhone e de vários outros celulares atuais, podem se tornar mais úteis se forem utilizados de forma que também transmitam sensações. A idéia vem do especialista Stephen Brewster e seus colegas da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, que querem utilizar os "atuadores", componentes internos responsáveis por recursos vibratórios dos aparelhos, para tornar a digitação em teclados virtuais mais precisa e rápida.

A invenção faz uso do software VibeTonz, criado pela americana Immersion, que permite a um atuador se movimentar de diferentes maneiras. já está sendo utilizada de forma rudimentar por fabricantes como Samsung e LG.

Porém, segundo o site NewScientist, o grupo liderado por Brewster conseguiu criar combinações de diferentes VibeTonz para prover sensações específicas para quando um botão é clicado ou o dedo se movimenta de uma tecla virtual para a outra, tornando a sensação um pouco mais semelhante ao uso de um teclado real.

Os resultados da nova tecnologia, que tem informações em inglês divulgadas no grupo tinyurl.com/3berwg, serão apresentados na conferência Computer Human Interaction, que acontecerá em Florença, na Itália, durante o mês de abril.

 

Celulares Dinheiro iPhone
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você