Cloud computing: o que é o modelo de serviços IaaS?


ReproduçãoO Olhar Digital explicou recentemente as diferenças entre SaaS e PaaS, dois dos principais modelos de serviço da computação em nuvem. Restou, então, um modelo: o IaaS, cuja sigla representa, já traduzido para o português, “Infraestrutura como serviço”.

Neste tipo de serviço, o fornecedor oferece uma máquina virtual - ou até mesmo computadores físicos - no caso do chamado “bare metal”, permitindo inclusive que o cliente instale o sistema operacional que preferir. Assim, o cliente também instala as suas aplicações na infraestrutura em nuvem, ficando responsável por manter o sistema operacional e suas próprias aplicações. Ele aluga a infraestrutura, com seus servidores, armazenamento e redes sob demanda, e paga conforme a utilização, dependendo da quantidade de recursos alocados e consumidos.

Fica como responsabilidade do fornecedor do serviço o gerenciamento da virtualização, dos servidores, dos discos rígidos, do armazenamento e rede.

Nova opção brasileira

O mercado de computação na nuvem está prestes a ganhar uma novidade no Brasil. A IBM inaugura, na próxima terça-feira, 15, um data center SoftLayer na cidade de Jundiaí, em São Paulo, o que dará aos clientes mais flexibilidade.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.