Com fim do Orkut, rede social russa dispara no Brasil

Renato Santino, editado por Marcelo Gripa 15/07/2014 14h00
vk
A A A

A rede social VKontakte, também conhecida como VK, está se beneficiando bastante do fim do Orkut, anunciado para 30 de setembro deste ano. O público brasileiro, órfão de um sistema de comunidades semelhantes à rede do Google, já que Facebook e Google+ são plataformas completamente diferentes, está procurando refúgio no serviço.

Segundo o VK, a rede já conta com 340 mil usuários brasileiros, o que, no entanto, não chega nem perto da base de brasileiros no Facebook, por exemplo. A empresa não cita exatamente quantos deles já tinham uma conta antiga. Mesmo assim, houve um crescimento grande nos últimos tempos, depois do anúncio do fim do Orkut.

Isso é comprovado por uma pesquisa no Google Trends, conforme aponta o VentureBeat. As buscas por “VK” e “vk.com” dispararam nas últimas semanas depois do anúncio do fim do Orkut. O site de monitoramento de atividade em aplicativos móveis App Annie também mostra que o número de usuários do aplicativo da rede social para Android também foi alavancado bruscamente.

Reprodução

Reprodução

Reprodução

A empresa se diz preparada para receber este novo público brasileiro, inclusive com a chegada de novos recursos e melhorias. Além disso, o suporte foi reforçado com pessoas capazes de se comunicar em português brasileiro.

O VK é o segundo maior site da Rússia, com 260 milhões de usuários registrados e 60 milhões de usuários diários, embora não chegue nem perto dos números massivos do Facebook, com 1,28 bilhões de usuários mensais.

Via VentureBeat

redes sociais Orkut
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você