Comentários no Facebook influenciam sua opinião sobre política

Discussões sobre política são comuns no Facebook, assim como em outras redes sociais. Um estudo da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, mostra que comentários a favor ou contra certos candidatos ou governantes podem influenciar a opinião de outras pessoas.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão realizando um experimento com 183 usuários da rede social. Cada um recebeu o link para o perfil de um candidato político sem filiação a qualquer partido, e com apenas algumas informações básicas sobre sua história. Um detalhe: o personagem não existe de verdade.

Alguns dos participantes viram o perfil do candidato com uma série de elogios e comentários positivos, enquanto outros viram a mesma página cheia de críticas e reações negativas de outras pessoas. Em seguida, eles tiveram que dizer aos pesquisadores quais foram as suas impressões sobre aquele político.

Para a surpresa dos autores do estudo, a maioria dos usuários que viram comentários positivos gostaram do candidato, enquanto os que viram reações negativas tiveram a impressão de que não se tratava de um bom político. Isto levou os pesquisadores a concluir que observar os comentários de pessoas desconhecidas na internet pode influenciar a formação da opinião de um indivíduo.

"É a ideia de que aquilo que outras pessoas dizem sobre você é genuíno, talvez diferentemente do que você diz sobre si mesmo", disse Paul Brewer, responsável pelo estudo. "Fiquei surpreso por saber que ninguém havia feito esse tipo de pesquisa antes, pelo menos não publicado. Campanhas investem de forma pesada em mídias sociais, e isso pode influenciar as próximas eleições".

Via University of Delaware

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ