Como fazer os aplicativos que não podem ser desativados gastarem menos bateria

Ontem, nós ensinamos como ver quais aplicativos são os principais "vilões" da bateria do seu Android e como fechá-los para que a bateria dure mais. No entanto, se você tentou fazer isso, deve ter percebido que há alguns aplicativos lá que não se lembra de ter instalado - e que você não consegue fechar.

De fato, muitos dos programas que aparecem nessa lista são processos do sistema do Android e não podem ser fechados por um bom motivo: seu celular pararia de funcionar. Mas, mesmo assim, há atitudes que você pode tomar para fazer com que alguns deles consumam menos bateria.

A seguir, vamos listar alguns dos programas que não podem ser fechados. Daremos uma breve explicação do que cada um deles faz e algumas dicas que podem fazer com que se tornem mais econômicos. Confira:

1. Tela

Esse é fácil. "Tela" se refere, obviamente, à tela do seu aparelho. A tela normalmente é a principal fonte de consumo de bateria, e não pode ser desligada porque... bom, porque aí você não veria nada. Mas você pode deixar ela mais econômica diminuindo o seu brilho.

Para fazer isso, basta ir até a página inicial do seu celular, puxar para baixo com os dois dedos para acessar o menu de configurações e deslizar a barrinha de luminosidade para a esquerda. Quando mais escuro, mais difícil de ver, mas menos bateria ela gasta; veja o quanto você está disposto a esforçar os olhos para enxergar.

Reprodução

2. Wi-Fi

Mais um que é relativamente simples. Esse indicador mostra a quantidade de energia usada pela antena de Wi-Fi do seu celular. Se ela for desligada, o aparelho não conseguirá encontrar redes desse tipo, e obviamente não poderá se conectar a elas. Mesmo assim, uma coisa que você pode fazer para gastar menos energia é desligar o Wi-Fi do seu celular quando não estiver conectado a nenhuma rede. Assim, a antena não fica "procurando" redes.

3. Célula em espera

Não, isso não é "celular em espera" escrito errado. "Célula em espera" se refere ao tempo em que a antena de conexões celulares (voz, 3G, 4G, etc.) fica ociosa à procura de redes. De forma geral, esse processo é igual ao "Wi-Fi", mas para redes móveis. Se você estiver em uma área com sinal fraco, seu celular gastará mais energia em busca de redes celulares, o que fará com que esse processo gaste mais bateria. Uma solução para torná-lo mais econômico é desligar as redes móveis quando você não precisar, ou quando estiver conectado ao Wi-Fi.

Reprodução

4. Sistema operacional Android

Basicamente, essa é a energia que está sendo gasta pelo sistema operacional do celular, que é responsável por fazer com que tudo funcione. Justamente por isso, não tem como desligar esse programa (seria como desligar o Windows do seu computador). E como é ele que faz tudo funcionar, também não há muita solução para fazer com que gaste menos bateria - exceto talvez deixar o celular sem uso por um tempo ou ativar a economia de bateria.

5. Sistema Android

Sim, esse processo é diferente do de cima. Ele representa o uso de energia causado por alguns fatores específicos, como o aplicativo de Configurações do Android, dispositivos de entrada (como teclados bluetooth conectados ao aparelho) e outros serviços do sistema. Aqui também não há muito o que fazer além de desconectar esses dispositivos de entrada, caso você os utilize, ou ativar o modo de economiza de bateria no celular.

Reprodução

6. Google Play Services

Esse processo provoca tanta curiosidade (e consome tanta bateria) que nós já até escrevemos separadamente sobre ele. Caso você queira uma explicação rápida, ele é basicamente o que garante que aplicativos com diferentes níveis de atualização funcionem todos com a sua versão do Android. Como ele está ligado aos aplicativos, usar menos apps fará com que o consumo de energia desse processo se reduza também. E, em caso extremo, é até possível desativá-lo, mas isso é muito arriscado (você pode ler aqui como fazer isso).

7. Telefone ocioso

Mesmo quando está com a tela desligada, seu celular ainda gasta um pouquinho de energia para se manter ligado e conectado para receber mensagens e mostrar notificações. O "Telefone ocioso" representa a energia gasta com isso. Novamente, não há muito o que fazer para reduzir o consumo de energia pelo telefone ocioso, já que qualquer coisa gasta mais do que isso (exceto desligar o aparelho).

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ