Como montar um braço robótico da maneira mais barata possível

Ter um robô capaz de realizar tarefas domésticas como lavar a louça, passar roupas e guardar as compras é um sonho cada vez mais próximo da realidade. Mas se um robô tão competente ainda é algo custoso - tanto em termos de tecnologia quanto de custo - é possível construir um braço robótico por um valor relativamente baixo.

Esse foi o tema de um workshop da Campus Party 2016. Os participantes se increveram previamente e compraram um kit com todos os componentes necessários:

- 1 Arduino,

- 4 servo-motores,

- 1 joystick (semelhante aos de controles de videogame),

- 1 fonte e

- peças de acrílico e parafusos para montar o braço.

O kit entregue aos participantes do workshop cabia inteiro em uma pasta daquelas usadas para guardar documentos.

Reprodução

Não se trata de uma mera barra de alumínio com um gancho na ponta: o braço robótico desse projeto possui três articulações: “cintura”, “ombro” e “pulso”. A “mão” dele também é capaz de se mexer, e pode ter diversas terminações, como um spray (se o braço for usado para pintar objetos ou borrifar líquidos) ou uma garra de três pontas (para pegar objetos). Obviamente, um braço mais simples ficará ainda mais acessível.

A montagem é surpreendentemente simples: basta soldar a fonte e o joystick ao Arduino e, em seguida, conectar os quatro servo-motores à placa. Com isso, toda a parte eletrônica do braço já está pronta.

Reprodução

O resto é a estrutura: encaixar as peças de acrílico (que podem ser impressas em 3D), parafusos e articulações para dar o formato de “braço” ao robô. Todas instruções para montar o braço podem ser encontradas aqui - embora, é claro,seja possível criar outras estruturas para aproveitar

Douglas Segura e Fabíola dos Santos participou do workshop para aprender mais sobre a plataforma Arduino. Os dois trabalham com TI e se conheceram por causa de seus respectivos trabalhos: juntos, eles trabalharam na implementação do sistema de gerenciamento de uma rede de lojas.

Douglas já realizou diversos projetos com a plataforma Arduíno: usando a tecnologia, consegue controlar as lâmpadas de sua casa, e conseguiu automatizar a iluminação do aquário de seus peixinhos de estimação.

Reprodução

Uma de suas ideias para seu braço robótico é colocá-lo perto do interruptor de seu quarto: a cama fica longe do botão, então ele precisa atravessar o quarto para apagar a luz, depois voltar para se deitar. O robô, nesse caso, poderia oferecer um braço amigo e apagar a luz pra ele ao ser comandado.

Embora seja um processo relativamente trabalhoso - afinal, ele exige solda e o encaixe preciso de algumas peças - o projeto tem um custo surpreendentemente baixo. O kit comprado pelos participantes custava R$ 500, mas considerando-se que algumas das peças podem ser impressas em 3D, é possível reduzir esse valor ainda mais.

Além disso, trata-se de um equipamento cuja utilidade só é limitada pela sua imaginação. Ele utiliza a linguagem Arduino, que é uma das mais simples de se aprender, e que já possui diversos projetos de código aberto soltos pela internet. Se você estava precisando de uma mãozinha na vida, agora você sabe que é possível fazer uma sem nem gastar tanto assim. 

Reprodução 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ