Como mudar as configurações para deixar seu touchpad mais útil

Se você usa um notebook como principal computador no dia-a-dia, deve estar acostumado a usar um touchpad para controlar o cursor o mouse. Esses dispositivos raramente têm o mesmo nível de precisão que um mouse tradicional, e podem ser um pouco incômodos de se usar em algumas situações.

No entanto, há algumas configurações do Windows em que você pode mexer para tornar o touchpad do seu computador mais responsivo e útil para uma série de situações de uso. Isso é especialmente interessante para quem usa muito o notebook para trabalhar, já que é possível ativar atalhos que permitem que você troque entre apps abertos usando o touchpad. Confira:

1. Vá no menu de configurações do Windows 10;

Reprodução

2. Selecione o ícone "Dispositivos"; em seguida, no menu esquerdo, clique na aba "touchpad". Você chegará ao menu abaixo;

Reprodução

3. Vamos detalhar cada item desse menu para que você saiba o que eles fazem:

a. No item "Touchpad":

A primeira alavanca ativa ou desativa o touchpad - se você o usa sempre, deixe-a ativada.

Abaixo, há uma barra que permite ajustar a velocidade do cursor: mais para a direita deixa-a mais rápida, e mais para a esquerda deixa-a mais lenta. Experimente um pouco para ver qual velocidade é a mais adequada para você.

b. No item "Toques":

O menu "Sensibilidade do touchpad" permite que você selecione quão sensível a superfície será a toques. Menos sensibilidade significa que você precisará pressionar com mais força para registrar um clique. Por outro lado, deixar o touchpad muito sensível pode fazer com que ele registre cliques falsos. Experimente um pouco.

A opção "Tocar com um único dedo para dar um único clique" faz com que o clique seja registrado assim que você pousar o dedo sobre o touchpad - não é necessário pressioná-lo até ele fazer "click". Desative essa opção se você preferir clicar para registrar os cliques.

A opção "Tocar com os dois dedos para clicar com o botão direito" permite fazer exatamente isso. É uma opção útil para se ter ativada, pois clicar com o canto direito do touchpad pode ser impreciso demais.

"Tocar duas vezes e arrastar para seleção múltipla." Com essa opção ativada, se você clicar duas vezes e depois arrastar sobre o touchpad, criará uma retícula de seleção. É o mesmo que acontece se você clicar e segurar o botão esquerdo do mouse e arrastar o mouse. Se você costuma fazer isso com frequência, deixe a opção ativada.

Finalmente, deixe ativada a opção "Pressione o canto inferior direito do touchpad para clicar com o botão direito do mouse" para fazer exatamente isso. Mas lembre-se de que também será possível clicar com o botão direito pressionando com dois dedos em qualquer lugar do touchpad (se você tiver deixado essa opção ativada).

c. No item "Rolar e aplicar zoom":

A opção "Arrastar dois dedos para rolar" permite que você role a tela deslizando com dois dedos em qualquer parte do touchpad.

No menu "Direção de Rolagem", você pode escolher se o movimento de deslizamento para cima rola a tela para cima ou para baixo. Se você prefere o modo de rolagem invertido, mude-o por aqui.

"Pinçar para aplicar zoom" permite que você dê zoom em imagens e mapas fazendo um movimento de pinça sobre o touchpad, assim como faz na tela do celular. É bem útil para quem trabalha bastante com edição de imagens.

d. No item "Gestos com três dedos":

Este item todo é dedicado aos gestos com três dedos que você pode fazer no touchpad. Por padrão, deslizar três dedos para cima ativa o "modo multitarefas" do Windows 10 (que mostra todas as janelas que você tem). Deslizar para baixo faz com que a tela volte à área de trabalho; para a direita muda ao próximo aplicativo e, para a esquerda, ao anterior, como se você estivesse usando o alt+Tab.

No menu "Gesto de passar o dedo", você pode mudar esse conjunto de gestos para outro conjunto. O padrão é "Alternar aplicativos e mostrar área de trabalho". Há também as opções "Alternar áreas de trabalho e mostrar área de trabalho" e "Alterar áudio e volume", que mudam as funções dos gestos.

"Toques", finalmente, é o menu que permite definir o que acontece quando você toca com três dedos no touchpad. Por padrão, fazer isso equivale a apertar o botão "Play/Pause" do seu player de música.

e. No item "Gestos com quatro dedos":

Esse menu é igual ao de cima, mas regula os gestos feitos com quatro dedos sobre o touchpad. As opções disponíveis no menu "Gestos de passar o dedo" são as mesmas do menu anterior. A diferença é que, por padrão, o menu está configurado para "Alternar áreas de trabalho e mostrar área de trabalho". Como muitos usuários usam uma única área de trabalho, pode ser interessante trocar essa opção por "Alternar áudio e volume", assim, você consegue controlar sua música mais facilmente.

O menu "Toques" também define o que acontece quando você toca com quatro dedos sobre o touchpad. A opção padrão é "Central de ações", o que traz uma espécie de "Menu de Notificações" do Windows 10.

f. "Redefinir touchpad":

Esse botão, como o nome indica, volta o seu touchpad para suas configurações de fábrica. Portanto, se você mudar alguma coisa e não souber desfazer a mudança depois, esse botão pode ser útil.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ