Como o carro do Google lida com situações imprevisíveis nas ruas?

Quão confiáveis são os carros autônomos do Google? O fato de até hoje eles não terem causado nenhum acidente que não fosse culpa do humano na direção do outro automóvel é um bom indicativo. Agora a empresa divulgou o relatório de agosto, detalhando um pouco mais sobre como o veículo tenta manter as pessoas seguras tanto dentro quanto fora.

Segundo o documento, o carro do Google já encontrou várias situações inesperadas ao longo de seus anos de testes. Um destes casos foi relatado, envolvendo uma senhora sentada em uma cadeira de rodas motorizada perseguindo patos no meio da rua. O veículo foi inteligente o bastante para evitar uma colisão, mesmo sendo uma situação totalmente imprevisível.

A empresa explica que, em vez de preparar o carro para várias pequenas situações impensáveis, o veículo é ensinado a lidar com o básico do comportamento em casos inesperados de uma forma mais ampla. Assim, ele tem uma noção mais geral do que fazer, e, na maioria das vezes, a melhor alternativa é reduzir a velocidade ou parar o carro.

Recentemente, o automóvel do Google começou a circular pelas ruas da cidade e Austin, no estado do Texas, conhecida por ter uma população de cervos que ocasionalmente entram na pista. A empresa diz que o carro não apenas está aprendendo a detectá-los, mas também a diferenciá-los de objetos inanimados que estejam localizados nas calçadas, como caixas de correio, por exemplo. Assim, se o carro perceber que um cervo está à beira da pista, ele pode começar a desacelerar prevendo a possibilidade de que o animal entre no trânsito.

Até hoje, os carros do Google só se envolveram em 16 acidentes pequenos, em mais de 3,2 milhões de quilômetros percorridos ao longo de seis anos de testes. Em apenas um deles houve pessoas feridas, e foram os ocupantes do veículo autônomo, que ficaram com uma dor no pescoço após serem atingidos na traseira por um motorista desatento.

Via The Verge 

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ