Computador Usuário

Como pessoas depressivas usam a internet

Redação Olhar Digital 18/06/2012 15h06
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Estudo da Universidade de Missouri relaciona hábitos online com distúrbios de humor

Um estudo comentado na edição desta segunda-feira do The New York Times relaciona determinados comportamentos de usuários da internet com indícios da depressão. Os pesquisadores do departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade de Missouri escolheram um grupo de 216 pessoas, avaliaram quais delas poderiam sofrer com a doença – cerca de 30% - e depois monitoraram os seus hábitos online. A descoberta? Existem padrões que unem quase todos aqueles  que apresentam o distúrbio psicológico.

O perfil 'depressivo' delineado pelo estudo se confunde bastante com a noção geral do que é um nerd ou um aficionado em tecnologia. De acordo com os cientistas, pessoas depressivas tendem a usar excessivamente o e-mail e ferramentas de bate-papo, exageram na atenção que dão ao compartilhamento de arquivos, usam diversos sites e aplicativos ao mesmo tempo e adoram videogames.

O uso excessivo e desorganizado da internet indicaria que pessoas com esses hábitos teriam mais tendências de desenvolver distúrbios de concentração, ansiedade e humor. Os pesquisadores pretendem criar um software que ajude essas pessoas a admitirem que enfrentam problemas e que as ajude a tratá-lo.

A tese completa poderá ser lida no próximo número da revista acadêmica IEEE Technology and Society.

 

Pesquisa estudo
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você