Computador travando muito? Veja o que fazer

Diversos leitores têm entrado em contato com o Olhar Digital perguntando o que devem fazer para evitar que seus computadores travem de forma rotineira. Se a sua máquina já não está mais em seus dias de glória, veja o que você pode fazer para evitar que ela precise ser reiniciada a todo momento.

Verifique o hardware

As dicas publicadas aqui, é claro, podem não funcionar em todos os casos. Por isso, antes de começar, certifique-se de que as peças do computador estão com funcionamento perfeito. É essencial que o cooler, as placas de memória RAM e a placa mãe estejam com bom funcionamento.

Reprodução

Assim, é melhor abrir o computador (ou pedir para alguém fazer isso, caso você não saiba) e verificar se as peças estão funcionando bem. Teste cada uma delas em outro terminal. Não há solução mágica que possa ser feita quando o problema está no hardware.

Programas ocultos

Se você é daqueles que vive instalando e desinstalando os mais variados tipos de softwares, saiba que eles podem ser os grandes responsáveis pela lentidão de sua máquina.

Reprodução

Alguns programas ficam abertos no computador e consomem memória RAM. Para checar isso, aperte Alt + Ctrl + Del para abrir o Gerenciador de Tarefas e vá em processos. Veja o quanto de memória seus programas estão exigindo. Feche os que não estiver utilizando.

Atualize o sistema operacional

A Microsoft lança diversas atualizações para melhorar o Windows. Apesar de serem chatas de serem executadas, controle a vontade de postergar os updates e deixe que a empresa tente resolver seus problemas.

Reprodução

Para checar se o seu Windows precisa ser atualizado, abra o Windows Update.

Limpeza eletrônica

Se o seu computador não é dos mais potentes, não o utilize como um depósito de arquivos que você nunca mais irá abrir na vida. Faça limpezas periódicas no computador, exclua arquivos e pastas inúteis e evite usar toda a capacidade do HD. Outra dica importante é utilizar bons programas antivírus para proteger o computador de ameaças virtuais que podem estragar o PC.

Reprodução

Uma maneira ágil de fazer uma faxina virtual é pelo recurso Limpeza de Disco. Tenha em mente, no entanto, que ele poderá excluir até mesmo os arquivos depositados na Lixeira. Se quiser uma opção mais radical, siga para a próxima dica.

Em último caso, formate

Há quem adore realizar a formatação da máquina para deixá-la praticamente nova. Outros, detestam ter que chegar a este ponto. Fato é que formatar um computador pode realmente resolver grande parte dos problemas causados por softwares corrompidos ou maliciosos.

Reprodução

Antes de fazer isso, no entanto, considere que o processo poderá resultar na exclusão de TODOS os arquivos armazenados na máquina. Assim, salve o que quiser em um HD externo, pen drive ou em serviços de armazenamento online e realize a formatação.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ