Opera Reborn com messenger embutido

Concorrente do Chrome, Opera agora vem com WhatsApp e Messenger integrados

Gustavo Sumares 10/05/2017 10h21
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Opera pode não ser o primeiro programa que vem à mente quando se fala em "navegadores", mas ele tem uma série de recursos interessantes que o tornam bem competitivo. Hoje, a empresa anunciou mais um desses recursos como parte de uma reformulação do programa: agora, ele terá aplicativos de conversa como Messenger, WhatsApp e Telegram integrados diretamente nele.


A nova versão do navegador terá uma barra lateral fixa com atalhos para aplicativos de conversa. Ao clicar no ícone, o navegador abre o app em um canto da tela que fica sobreposto ao lado esquerdo da janela de navegação. Com isso, a experiência de navegar e de conversar por mensagens se tornam mais integradas, segundo a empresa. O vídeo abaixo mostra como o navegador ficou:

Naturalmente, também é possível remover os ícones dos aplicativos de mensagem da barra lateral, caso eles não estejam sendo usados. Para alternar entre dois ou mais apps de mensagens diferentes, será possível usar o atalho Ctrl + Shift + M para não precisar ficar clicando de um para o outro. Segundo a empresa, a novidade nasceu no Opera Neon, o navegador "experimental" que a empresa lançou no começo do ano.

De janela nova

Fora a integração com os apps de mensagem, o Opera Reborn também traz uma série de mudanças estéticas. Ele agora está disponível em dois padrões de cores diferentes (um mais claro e um mais escuro) e traz uma barra lateral com ícones animados que dão acesso rápido a uma série de configurações e opções de navegação.

Em termos de usabilidade, a empresa também fez pequenas mudanças ao funcionamento do seu bloqueador de propagandas (ele agora atualiza automaticamente a página quando você permite que ela mostre publicidade). Há também uma novidade de segurança: quando o usuário estiver preenchendo um formulário em uma página que não for HTTPS, ele verá um aviso de que aquele login não está seguro.

Muitas das mudanças dessa nova versão já haviam sido prenunciadas pela empresa em fevereiro, quando ela anunciou que essa remodelação aconteceria. Mais detalhes técnicos sobre a atualização podem ser enncontrados no blog da empresa para desenvolvedores E já é possível baixar o novo navegador para Windows, Mac e Linux (deb e RPM) por meio desses links.

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login
-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo

Navegadores Opera Whatsapp facebook messenger
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você