Conheça 5 smartphones que insistem no design flip

Engana-se quem pensa que o design flip, o famoso "abrir e fechar" dos celulares da década de 1990, está fadado ao esquecimento. Ainda é possível encontrar empresas que apostam no formato para trazer um toque de nostalgia e praticidade aos smartphones modernos.

Pensando nisso, o Olhar Digital elaborou uma lista com seis celulares flip lançados nos últimos anos e que, apesar do touchscreen e sistema operacional Android, resgatam a tradição de teclados físicos e outras particularidades dos modelos do passado. Confira:

Samsung G9198

Reprodução

O mais recente ainda não chegou ao mercado, mas deve estar disponível para os consumidores asiáticos até o fim deste ano. Imagens vazadas na web mostram que o Samsung G9198 virá com duas telas, interna e externa, com 3.9 polegadas cada uma, protegidas por Gorilla Glass 4. Fechado, o dispositivo pode ser usado como um smartphone comum; ao abrir, o usuário tem à disposição o clássico teclado numeral físico.

Fora isso, as configurações são semelhantes às de um aparelho intermediário. O dispositivo virá com um processador Snapdragon 808 da Qualcomm, 2GB de RAM, 16GB de armazenamento interno (expansível para até 128GB com um cartão micro SD) e Android 5.1.1 Lollipop. A câmera traseira será de 16MP e a frontal de 5MP. Nada mal para um flip.

Samsung Galaxy Folder

Reprodução

Antes do G9198, porém, a Samsung já havia se aventurado com um modelo parecido chamado Galaxy Folder. Exclusivo para o mercado coreano, este celular foi lançado com apenas uma tela, do lado de dentro, de 3.8 polegadas. Com 1.5GB de RAM e Android 5.0 Lollipop, o modelo vem ainda com um processador quad-core de 1.2GHz e 8GB de armazenamento.

Lançado em julho deste ano, o Galaxy Folder possui também uma câmera traseira de 8MP, capaz de gravar vídeos em 1080p a 30 quadros por segundo, assim como uma frontal de 2MP. Ao contrário dos celulares de 20 anos atrás, esse modelo não pode ser chamado de "tijolo": 12 centímetros de altura por 6 de largura e, fechado, possui 15 milímetros de espessura. A linha de flips da Samsung continua com os modelos Galaxy Golden e W2014, ambos lançados em 2013 e apenas na Coreia do Sul.

LG Wine Smart

Reprodução

Recentemente, a LG também decidiu seguir o caminho inverso e investir nos smartphones flip. A empresa chegou a fazer uma defesa pública do modelo, explicando que existe demanda do mercado por celulares modernos, mas com design retrô. Em quesito configurações, porém, o LG Wine Smart, lançado em 2014, não chega ao nível dos dispositivos da Samsung.

Tela de 3.5 polegadas, processador Snapdragon 210 da Qualcomm de 1.1GHz, 1GB de RAM, 4GB de espaço interno, Android 4.4 KitKat Lollipop e câmera de 3MP fazem deste aparelho um modesto rival ao Samsung G9098. O smartphone foi vendido em países como França, Itália, Polônia e Japão, mas não chegou a desembarcar em terras brasileiras.

LG Gentle

Reprodução 

Gentle ("gentil" ou "delicado" em português) é o nome do mais recente smartphone com design flip lançado pela LG. Vendido exclusivamente na Coreia, esse modelo estreou em julho com Android 5.1 Lollipop, tela touchscreen de 3.2 polegadas e 480p de resolução, além do teclado físico.

Completam o pacote 4GB de armazenamento, processador Qualcomm Snapdragon 210 quad-core de 1.1GHz, 1GB de RAM, câmera traseira de 5MP e frontal de 0.3MP, custando US$ 170 (cerca de R$ 640).

Gionee W900

Reprodução

Por fim, um dos pioneiros na fabricação de smartphones de performance regular com design nostálgico. O W900 foi criado pela chinesa Gionee como o primeiro celular com duas telas de 1080p Full HD, lançado em novembro de 2014. Cada display tem 4 polegadas e a câmera traseira possui 13MP, acompanhada de uma frontal de 5MP.

Por dentro, o modelo traz um processador quad-core da MediaTek de 1.5GHz, Android 4.4 KitKat, 2GB de RAM e 16GB de espaço interno de armazenamento. Falando em medidas, o aparelho tem 14 milímetros de espessura fechado e pesa 172 gramas. Assim como os outros da lista, esse smartphone também é exclusivo para o mercado chinês.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ