lente de metamateriais

Conheça a lente que pode transformar smartphones em microscópios

Gustavo Sumares, editado por Renato Santino 24/07/2015 18h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pesquisadores da Michigan Technological University e da Washington University, nos EUA, criaram uma lente tão potente quanto um microscópio eletrônico, mas muito mais rentável. Graças ao seu custo inferior de produção, as lentes poderiam, no futuro, ser implementadas em smartphones, dando a eles a capacidade de mostrar imagens microscópicas.

O resultado do estudo foi publicado na semana passada. A lente, segundo os pesquisadores, é feita de metamateriais: materiais tradicionais alterados para interagir com a luz de forma diferente. No caso da lente, ela é feita de prata, alterada numa escala nanométrica para se comportar como vidro.

Graças a essa alteração, a prata não reflete nem absorve raios de luz, deixando que todos passem através dela. Com isso, a lente criada a partir desse material é capaz de fcalizar objetos com dimensões inferiores a 200 nanômetros - o vírus da raiva, por exemplo, mede apenas 180 nanômetros.

Os pesquisadores não especificaram quanto custaria a fabricação de uma lente desse tipo, mas imaginam que deve ser bastante inferior ao milhão de dólares que custa um microscópio eletrônico. Devido ao seu tamanho, os pesquisadores consideram que "smartphones seriam a plataforma ideal" para a lente.

No entanto, a fabricação ainda é o principal empecilho para a disponibilização comercial de tais lentes. Isso porque os pesquisadores ainda não desenvolveram um método para criar lentes desse tipo em larga escala. Ainda aassim, eles acreditam que a tecnologia deve estar disponível dentro de alguns anos.
Câmeras Fotografia digital Smartphones Pesquisa Fotografia
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você