eric robô

Conheça Eric, um dos primeiros robôs humanoides da história

Renato Santino
Compartilhe com seus seguidores
A A A

É bem difícil estabelecer qual foi o primeiro robô da história, porque o critério para definir o que é um robô antigo é um pouco obscuro. No entanto, um dos grandes candidatos é Eric, criado no ano de 1928 no Reino Unido, apenas 7 anos depois do escritor tcheco Karel Capek cunhar o termo “robot”.

Ele não era capaz de muita coisa, mas entrou para a história como o primeiro robô britânico. Chamado de “um homem quase perfeito”, a máquina podia apenas sentar e ficar e pé, mexer um pouco seus braços metálicos e proferir algumas frases pré-programadas. Ou seja: ele era mais uma atração do que, de fato, um projeto visionário e futurista.

Mas isso não muda o fato de ter entrado para a história, e lugar de história é no museu. Por isso, o Museu de Ciência de Londres está tentando arrecadar 35 mil libras (cerca de R$ 175 mil) pelo Kickstarter para remontar Eric e poder exibi-lo, já que ninguém sabe o que aconteceu com o modelo original, embora haja suspeitas de que ele foi desmontado e vendido.

O museu já conseguiu encontrar os descendentes dos criadores do robô Eric, identificados como Captain Richards e A.H. Refell e conseguiram algumas informações e material de referência para poder recriar o autômato, que deve ser apresentado em uma exposição que traça uma história de 500 anos de evolução dos robôs.

 Via Gizmodo

Robótica Robôs
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você