Números

Conheça o número que pode causar outro 'bug do milênio'

Redação Olhar Digital 12/05/2015 15h16
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ao término do último século, o mundo enfrentava a preocupação do "bug do milênio", e agora parece que aquele mesmo tipo de problema voltou a nos assombrar.

O princípio do bug - também conhecido como Y2K- era o seguinte: os softwares que rodavam uma porção de coisas - de computadores pessoais a bancos - interpretavam os anos com dois dígitos. Assim, 1998 era 98, 1999 era 99 e 2000 era... 00, o que podia fazer as máquinas pensarem que o mundo havia retornado a 1900.

O princípio do que se discute hoje é o mesmo, a incapacidade de algumas máquinas ultrapassarem determinado número, no caso, 2.147.483.647. É o máximo que um computador de 32 bits consegue processar, então se ele chega a 2.147.483.648 pode ocorrer uma pane.

Isso já aconteceu antes, inclusive. Como lembra a BBC, em 4 de junho de 1996 o foguete Ariane 5 explodiu no ar 39 segundos após a decolagem. Antes, em 91, um míssil americano que mirava um quartel iraquiano errou o alvo e, como consequência, matou 28 soldados e feriu 98 pessoas.

Menos preocupante que isso foi o que aconteceu em dezembro passado, quando o vídeo Gangnam Style, do cantor Psy, atingiu essa marca e quebrou o contador de visualizações do YouTube, que então rodava em um sistema de 32 bits.

A BBC diz que recentemente se descobriu que o bug também afeta aeronaves Boeing 787; a unidade de gerenciamento que controla a energia do avião entrará em modo de segurança - causando desligamento total - caso a máquina tenha permanecido ligada por 248 dias. Isso pode ocorrer durante um voo.

Pode-se remediar a situação usando a fórmula do YouTube: migrando para um sistema de 64 bits, o que a Boeing provavelmente fará.

Via Discovery

Bug
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você