Cozinha Robótica Moley

Cozinha robótica é capaz de preparar mais de 2 mil receitas

Redação Olhar Digital 21/04/2015 18h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A empresa Moley Robotics está desenvolvendo um módulo portátil de cozinha capaz de preparar refeições autonomamente. O módulo inclui fogão, forno, pia, utensílios de cozinha e um par de braços robóticos responsável pelo manuseio dos equipamentos.

Os braços foram criados pela Shadow Robot Company, fornecedora da NASA, e possuem as articulações correspondentes aos nossos ombros, cotovelos, punhos e dedos. Eles são capazes de reproduzir todos os movimentos de braços humanos.

A programação dos braços, no entanto, pode ser feita por meio da gravação de movimentos de seres humanos, que depois são traduzidos em algoritmos que permitem que o robô reproduza as receitas. O vencedor do MasterChef britânico Tim Anderson participou de uma experiência com o robô, na qual ele permitiu a gravação de seus movimentos enquanto ele preparava um bisque de caranguejo.

Após a gravação, o robô conseguiu reproduzir a receita. Anderson aprovou o resultado: "Tendo visto - e provado - o resultado, estou atordoado. Esse é o começo de algo realmente significativo", disse. A empresa pensa em lançar o módulo culinário com junto com um serviço semelhante a um "iTunes de comida": uma biblioteca digital com mais de 2000 receitas que o robô será capaz de cozinhar.

A novidade, no entanto, não será tão acessível assim (ao menos inicialmente). A empresa promete entregar as primeiras unidades de seu módulo de cozinha em 2017 e 2018, com preços entre US$ 15 mil e US$ 72 mil. Veja abaixo um vídeo do módulo funcionando:
Robótica Robôs internet das coisas
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você