Curativo inteligente impresso em 3D pode detectar infecções

Pesquisadores da Escola de Engenharia de Tóquio, no Japão, criaram um curativo inteligente capaz de detectar e medir alterações na temperatura do corpo do usuário quase imediatamente. O dispositivo é feito de grafite e um polímero e tem uma sensibilidade à temperatura de 0,02 ºC, levando menos de 100 milissegundos para detectar as mudanças.

Em testes realizados em laboratório, a equipe usou o adesivo, impresso em 3D, para monitorar o pulmão de um rato. O dispositivo foi capaz de detectar alterações de 0,1 ºC, que acontecem, por exemplo, quando o o animal respira.

Reprodução

Aplicações
Segundo os pesquisadores, a tecnologia pode ser utilizada para monitorar a temperatura de bebês e pessoas vulneráveis, que precisam de cuidados médicos.

O adesivo pode ajudar também a monitorar feridas ou cicatrizes pós-cirurgia, encontrando possíveis infecções com as mudanças locais de temperatura. Por fim, o dispositivo pode ser útil para medir a temperatura durante a prática de esportes.

Via Daily Mail

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ